30 de ago. de 2010

FOR THE PLAYERS

I read this text in a movie.

"i'm going to tell you something very important.
Forget all.
The only thing you've got to think about is yourselves.
Put all your energy into your game...
into your development as a ballplayer.
Forget about everything else.
And just play.
You want to succeed?
You've got to be like a racehorse, focused on your final goal.
Because everything absolutely everything depends on you."

10 de ago. de 2010

Mais um exemplo de administração!

post na radiozoz

Administração onde o futebol é serio!

Nesta retomada do blog apos minha colação de grau um texto muito interessante que encontrei no site da BBC SPORTS relatando como ocorre com os clubes que possuem dividas praticamente impagáveis no futebol inglês, onde os mesmos adotam um sistema de administração externo.


O que é o conselho de administração?


É um procedimento legal que permite a uma empresa (clube) em dificuldade financeira continuar operando sem serem forçados a vender ativos para pagar dívidas. O objetivo é dar à empresa uma margem de manobra que lhe permita reestruturar suas finanças e coloque o seu negócio em uma base mais sólida. É preferencial a liquidação ou venda de um clube em sérias dificuldades financeiras, pois sua finalidade legal é a "sobrevivência da empresa sendo de interesse comum." Os credores geralmente são favoráveis a um período de planejamento administrativo ao invés de passar diretamente para a venda, porque existe uma maior chance de receber todo o seu investimento.


Como isso acontece?


No Brasil essa situação não acontece, mas nos países que o futebol e tratado como um negocio serio, uma petição é feita a um tribunal de magistrados de seus credores ou, mais freqüentemente, os seus administradores. Antes uma ordem da inserção de um conselho de administração, as partes devem convencer o tribunal de que o clube não consegue pagar suas dívidas. Não há exigência de informar os adeptos ou os meios de comunicação até o administrador optar por ir a público. Ocorre a nomeação de um indivíduo para administrar a situação, geralmente é chamada uma empresa de contabilidade, sendo esta nomeado pelo tribunal, é provável que o tribunal nomeie a escolha da empresa.


O que faz o conselho de administração?


Ele assume o papel de dirigir a empresa (clube) com o objetivo de obter dos credores tanto dinheiro quanto possível, para manter o clube vivo. Ele fará uma série de propostas sobre o futuro da empresa (clube), desde a venda de ativos como de jogadores.

O que os fãs podem fazer?

Não há exigência legal para tornar a situação de conhecimento dos torcedores, mas na prática, muitos administradores preferem ter em conta os sentimentos dos fãs. Em muitos casos pode ocorrer de os fãs formarem um grupo para pressionar o conselho de administração, tendo esse que muitas vezes se reuniu com eles para discutir suas propostas.

Como é que um clube inícia sua recuperação?



Quando os objetivos do conselho administrador forem cumpridos, ou seja, satisfazer os credores e insistindo em certas práticas comerciais, ele vai recorrer ao tribunal para sua liberação. Esta é uma proposta de reestruturação da dívida do clube com os seus credores, um acordo privado para pagar parte do dinheiro devido, sendo essa um certo acordo reciprocamente satisfatório. O clube deve, então, ser deixado como uma entidade solvente, a cargo de suas próprias finanças e capaz de continuar no mercado.

Como as coisas podem chegar a ficar ruins?

Se a reestruturação não for bem sucedida, os administradores vão passar para a fase de liquidar a companhia, vendendo seus ativos para pagar os credores, como bancos e tomadores. Se todas as dívidas sejam cumpridas e não há dinheiro que sobra, é distribuído entre os acionistas.

Essa e uma forma inteligente de fazer futebol, todos podem acompanhar no futebol inglês a cada ano as dificuldade de algumas equipes, mas dificuldades essas que quase em sua totalidade se reerguem e voltam fortes no mercado do futebol no reino unido.

A virada do futebol brasileiro (Um sonho)!

O ano é 2020 a marca de uma nova era no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol abriu mão do gerenciamento das Série A e ...