11 de mar. de 2010

Manchester United

O plano de aquisição do Manchester United pelos Red Knights


Um grupo de adeptos do Manchester United apelidados de Red Knights, está interessado em comprar o clube à família Glazer por £1,5 biliões (1.650 milhões de Euros). Os Red Knighs são liderados por Jim O´Neill economista chefe da Goldman Sachs e antigo director do clube, que após a aquisição do clube pelos Americanos, foi dispensado do cargo. Desde então O´Neill tem empenhado todos os seus esforços na criação de um grupo de adeptos com capacidade para recomprar o clube à família Glazer.

A aquisição do Manchester United pela família Glazer no valor de £810 milhões (900 milhões de Euros) em 2005, nunca foi vista com bons olhos pelos adeptos do clube. Desde então foram feitas várias manifestações contra a administração americana e criados vários grupos de fâs com a intenção de tomar conta do clube.

No entanto de 2005 a 2009 o clube aumentou as suas receitas em cerca de 64% e continuo a arrecadar títulos, deixando os grupos dissidentes com pouca margem de manobra. Ainda assim as dívidas do clube no valor de 700 milhões de Euros grande parte devido ao empréstimo contraído pelos Glazers para a aquisição do clube, a venda de Cristiano Ronaldo por 94 milhões de Euros e o empréstimo obrigacionista de £500 milhões (550 milhões de Euros) com a intenção de refinanciar as dívidas do clube, foram factores decisivos para o avanço de O´Neill no sentido de comprar o clube aos Americanos.

Os Red Knights, avaliaram o clube em £1 bilião (1.110 milhões de Euros), a avaliação dos Glazers está nos £1.2 biliões (1.330 milhões de Euros) no entanto o grupo de 50 a 60 investidores, diz ter capacidade para reunir cerca de £1,5 biliões (1.650 milhões de Euros) para a aquisição do clube.

Segundo o plano de O´Neill os cada um dos 50 Red Knights irá investir cerca de £10 milhões (11 milhões de Euros) reunindo £500 milhões (550 milhões de Euros), £250 milhões (275 milhões de Euros) serão angariados pelos adeptos, através da Manchester United Supporters Trust que conta já com mais de 122.000 associados. Estes valores são os mínimos pretendidos por O´Neill para avançar, mas podem ser superiores.

Assim, o empréstimo pessoal dos Glazer para aquisição do clube em 2005 de £275 milhões (247 milhões de Euros) e o empréstimo dos Glazer em nome do Clube para aquisição em 2005 de £535 milhões (482 milhões de Euros), são cobertos pelo angariação dos Red Knights e pelos angariação dos adeptos via Manchester United Supporters Trust, deixando o empréstimo obrigacionista intacto para refinanciar as dívidas existentes. No entanto e embora a ideia seja interessante, os recursos de O´Neill parecem escassos para convencer os actuais donos do clube.

Embora a proposta seja tentadora a família Glazer já informou que o clube não está à venda, no entanto sabe-se que já existiram conversas para a venda do clube com um grupo de empresários estrangeiros, liderados pelo empresário Israelita Pini Zahavi. Estarão os Red Knights prontos para cobrir a proposta.

Fonte:

http://www.futebolfinance.com/o-plano-de-aquisicao-do-manchester-united-pelos-red-knights


Nenhum comentário:

A virada do futebol brasileiro (Um sonho)!

O ano é 2020 a marca de uma nova era no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol abriu mão do gerenciamento das Série A e ...