25 de out. de 2015

Liga Nacional de futebol vem ai!

Em outubro escrevi no blog...

Neste momento o futebol brasileiro assim como na década de 80 esta passando por um processo de mudança, quando foi criada a Copa União a revolução comercial modificou totalmente o futebol que passou a ter um retorno jamais esperado na época e não será diferente nos dias atuais.

Desde quando comecei a ler sobre a revolta dos clubes do RJ com a federação local no inicio do ano de 2015 e posteriormente o retorno da SUL MINAS com a entrada de equipes do RJ, só tenho a afirmar o meu posicionamento de que a LIGA NACIONAL finalmente será criada e passaremos novamente por uma grande e gigante revolução em nosso futebol.

O nome de PRIMEIRA LIGA deixa clara a intenção das equipes com esta marca, a aprovação da CBF e posterior desistência de apoiar a LIGA reforça a realidade, li na semana passada que os clubes não iniciaram as negociações com a TV sobre a renovação de contrato televisivo sobre o comando da CBF, todos os fatores nos levam a crer nesta reviravolta tão esperada.

Estamos 25 anos ou mais atrás das grandes ligas mundias, mas teremos ainda em um futuro muito próximo o surgimento de uma grande marca nacional que irá transformar a forma de fazer futebol e comercializar o mesmo.


4 de out. de 2015

Balanço patrimonial


Sabemos da obrigatoriedade de publicação do balanço patrimonial por parte dos clubes, conforme  lei sancionada de número 12.395, de 16 de março de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 17/03/2011, que, dentre outras providências, alterou a Lei nº 9.615/98 (Lei Pelé) e entrou em vigor dia 17/03/2011, onde estabelece, de acordo com a nova redação do inciso I do art. 46-A, que as entidades de administração de desporto (Confederações e Federações) e as de prática desportivas (clubes) envolvidas em qualquer competição de atletas profissionais, independentemente da forma jurídica adotada ficam obrigadas a elaborar suas demonstrações financeiras, separadamente por atividade econômica, de modo distinto das atividades recreativas e sociais, nos termos da lei e de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, e, após terem sido submetidas à auditoria independente, providenciar sua publicação até o último dia útil do mês de abril do ano subseqüente, por período não inferior a 3 (três) meses, em sítio eletrônico próprio e da respectiva da respectiva entidade de administração ou de liga desportiva.  

Foi salientado ainda em oficio da Federação Catarinense de Futebol que, as entidades dirigentes (Confederações e Federações) e os clubes profissionais que não cumprirem o dispositivo legal acima mencionado os seus dirigentes serão afastados e será declarada a nulidade de todos os atos praticados pelos dirigentes em nome da entidade após a infração, ficando os dirigentes das entidades dirigentes inelegíveis por dez anos e os dirigentes de clubes inelegíveis por cinco anos.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar a todos os clubes que se dizem profissionais e não publicam seus balanços patrimoniais, qual o motivo que leva uma instituição a não publicar algo que é exigido por lei, isso é uma grande perguntar que gostaríamos de fazer a todos os dirigentes que se dizem presidentes de clubes profissionais. Pelo que pude observar no site da Federação Catarinense de Futebol apenas 10 equipes profissionais publicaram seus balanços e estão de acordo com a lei... E agora FCF????

FONTE: Circular FCF/2011

A virada do futebol brasileiro (Um sonho)!

O ano é 2020 a marca de uma nova era no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol abriu mão do gerenciamento das Série A e ...