Mais uma temporada se encerrando no futebol brasileiro, motivos para pensarmos em um 2014 cheio de alegrias e emoções com vista a copa do mundo, mas por atitudes amadoras de dirigentes de clubes profissionais teremos algumas rodadas na série A nacional sem nenhum clube em campo.
Por utilizarem jogadores irregulares na ultima rodada do Brasileirão, Flamengo e Portuguesa após julgamentos nesta segunda-feira, perdem 4 pontos na tabela de classificação. O amadorismo entrou mais uma vez em ação e a Portuguesa de forma provisória foi rebaixada, tudo isso com seus próprios méritos.
Sou torcedor do Brasil de Pelotas e meu clube sofreu do mesmo problema quando foi rebaixado a série D nacional por escalar jogador de forma irregular, assim como os clubes de série A deste ano que perderam pontos, na minha visão todos foram rebaixados justamente.

O descaso por parte dos dirigentes é claro com relação a julgamentos, não existe uma ação mais cuidadosa por parte dos clubes, que na sua grande maioria fazem como a Portuguesa fez, enviam advogados que atuam defendendo vários clubes ou em casos piores onde sequer enviam alguém para defender seus atletas nos tribunais.
O que cabe a lamentar é que ainda teremos muitos capítulos desta novela, recursos, novas derrotas e por fim a justiça comum, e o pior, poderemos ter um campeonato brasileiro com 21 clubes na série A, assim como tivemos na série C este ano onde o Rio Branco na justiça comum conquistou o retorno a competição.
Ainda podemos esperar pelo pior, onde nem o rebaixamento do Vasco da Gama caso a poderosa CBF resolva manter os 4 rebaixados na primeira divisão em 2014, não duvidem em se tratando de CBF tudo é possível.
O fator determinante é que, o erro ocorreu, não existe nada que possa mudar isso, claro que o fator camisa pesa e não podemos afirmar que em caso contrário o resultado seria igual, cabe a lamentar a forma amadora com que os diretores tratam o futebol e são em várias situações, essa é só mais uma que fica clara a sociedade.