2 de dez. de 2012

Categorias de base


          REDUNDÂNCIA IMPORTANTE!

           Tanto falam em futebol de base e sua importância para os clubes, mas quando passa um ou dois anos de investimento na base sem retorno os diretores começam a pensar de forma diferente, aquilo que deveria ser primordial acaba por ser deixado de lado, vale salientar que todos os diretores sabem que este não é um retorno imediato, esta é a realidade, essa importância só existe no papel, muitos problemas são gerados pelas categorias de base e raros são os clubes profissionais que prezam por este setor fundamental em um clube de futebol.

            Atualmente é mais fácil você encontrar clubes amadores com projetos de base de longos anos, do que clubes profissionais que prezam pelo setor, a sua grande maioria quando é obrigada a jogar campeonatos organizados por sua federação, chegando próximo ao inicio da temporada das categorias dos menores faz um processo de captação de garotos visando a participação nesta competição a qual as mesmas são obrigadas a participar e posteriormente a isso dispensa os garotos, desta forma tanto o clube fez um investimento sem retorno quando o menino que comprou uma ideia e acabou por ser iludido.

             Clubes devem apostar em uma base com profissionais "independentes" ou apoiar por inteiro o setor do clube, pois esta ali o retorno que pode vir de diversas formas, tanto com pais associando-se como negociações dos direitos econômicos futuros.

Planejar sempre


O processo de aprendizagem é constante e devemos a cada novo ciclo procurar parar, analisar e ponderar sobre os próximos passos a serem tomados, tanto pessoal quanto profissionalmente falando.

Precisamos buscar uma ligação constante, para que de alguma forma possamos amenizar situações que possam gerar problemas, sendo eles graves ou não, pois, por menor que seja pode por se tornar uma perigosa arma letal.

Quase que em sua totalidade o processo de planejamento se torna algo cansativo e desgastante aos gestores pelo fato da necessidade constante de acompanhamento dos mesmos, mas a realidade é que no momento em que vivemos, ou as empresas se adaptam ao processo profissional de gestão ou seguirão constantemente o caminho da desordem e diariamente “apagando fogo”, salientando que o gestor que mencionar esta colocação precisa urgentemente reavaliar a sua posição, ou acabarão por perder, tanto ele quanto a empresa a sua imagem no mercado.

Em uma organização seja ela de qualquer segmento precisamos sempre estar atentos a situação real e a projetada para um determinado período de tempo, salientando que as decisões tomadas hoje irão definir o nosso futuro.

A virada do futebol brasileiro (Um sonho)!

O ano é 2020 a marca de uma nova era no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol abriu mão do gerenciamento das Série A e ...