6 de ago. de 2012

Opostos


Que o futebol profissional pode causar muito estresse a seus dirigentes é verdade, mas temos uma realidade dura na maior cidade catarinense, de um lado o Joinville Esporte Clube que domina o futebol em todos os sentidos na cidade e do outro o Caxias Futebol Clube que vive a triste realidade do futebol mau administrado.

O que pode tornar as duas equipes tão diferentes se ambas estão localizadas na mesma região?? Seria isso apenas um fato determinado pela divisão em que se encontram no futebol regional?? Gosto de colocar algumas perguntas antes de explanar minha opinião sobre o futebol, este post tem como foco a equipe do Caxias, apesar de mencionar as duas inicialmente.

Sem dúvida que o Joinville tem enorme vantagem com relação a sua trajetória no futebol nacional e estadual no presente momento, mas o Joinville não tem a estrutura que o Caxias possui e isso na minha opinião é o grande diferencial, o JEC como é conhecido na cidade tem uma ótima gestão e desta forma mesmo sem possuir um estádio próprio "faz chover" na cidade.

O Gualicho como é conhecido o Caxias passa por um momento turbulento desde o ano passado e como estava trabalhando no clube a um ano eu tenho a certeza que oque falta ao alvi-negro da manchester catarinense é administração, apenas conseguir(ou não) valores para fazer o clube andar não é determinante para uma ótima gestão extra campo, é preciso saber administrar o dinheiro arrecadado da melhor forma possível e também devem ser  oportunizadas novas fontes de receita para o clube que tem tudo para ser o maior da cidade do norte catarinense, mas peca nas coisas simples do dia a dia do futebol.

E conforme mencionado pela revista gestão no esporte e de conhecimento de nós pesquisadores da gestão no futebol, segue abaixo algumas colocações importantes e fatores que são ignorados por quase a totalidade dos clubes nacionais e são  determinantes para se obter um resultado significativo;  

Uma primeira colocação esta ligada a falta de organização administrativa que acaba afastando os potenciais investidores, estes investidores que analisam a forma de administração do clube, pois sendo bem administrado não há duvidas que irá trazer retorno financeiro a empresa. 

Para qualquer entidade esportiva ter uma melhor imagem na sociedade o passo inicial seria aderir ao planejamento estratégico, principalmente pelas tendências e mudanças que estão ocorrem no esporte constantemente. 


Salientando que o Planejamento estratégico deve ser coordenado por um período de longo prazo, levando em consideração os caminhos, orientações e objetivos que a entidade deve seguir. Muitas equipes que iniciam um planejamento querem dar o “passo maior que a perna” e acabam por não atingir os objetivos, contraindo dívidas que prejudicarão o andamento do processo.

Problemas comuns na administração do futebol são os esperdícios, irregularidades e falhas de estratégias administrativas. Uma administração adequada e responsável pode conduzir um trabalho profissional com recursos financeiros aceitáveis e sem excessos.

Com os avanços tecnológicos de hoje, é inadmissível dirigentes que trabalhem sem responsabilidade e que liderem as entidades com empirismo, reforço ainda que os clubes devem ser geridos como empresas, independentemente da modalidade e do objetivo final.

Não estou aqui dizendo que o Joinville é gerido como empresa até porque não tenho esta informação, mas o objetivo de tal postagem é reforçar que o Caxias tem tudo que o Joinville não possui em termos estruturais e históricos e só estará em situação melhor financeiramente e de imagem na sociedade se começar a adotar ferramentas administrativas que mudem a realidade, porque continuar fazendo oque todos os clubes fazem é um erro grotesco.





A virada do futebol brasileiro (Um sonho)!

O ano é 2020 a marca de uma nova era no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol abriu mão do gerenciamento das Série A e ...